sábado, 1 de novembro de 2008

Deus e Juventude.

...Tempo de Decidir.


Quem é Deus e o que tenho que fazer com Ele? Com jovem tem que se explicar de uma maneira radical, e sobretudo buscar ser autêntico. – “Bom Mestre, que tenho de fazer para alcançar a vida eterna? Pergunta um jovem rico para Jesus em Mt19 -”.

Em nosso linguajar moderno seria como se perguntasse a Jesus: Que devo fazer para ter uma vida autêntica e cheia de sentido? Quem sou eu? Como realizar dentro de minha vida aquilo que sou chamado a fazer? Que devo fazer? Nosso santo padre João Paulo II expressa de forma mais profunda, clara e bela: “somente Deus é o último fundamento de todos os valores; somente Ele dá sentido definitivo a nossa existência humana”.

O universo dos valores tem sua raiz em Deus. Reside em seu íntimo, isso que começa a descobrir, quando você descobre que é diferente do resto, único e com uma inteligência própria. Os valores, são as ferramentas que te ajudarão a ir construindo e dando forma a seu projeto de vida, desde sua própria e recém estreante liberdade.

Valores como a generosidade, espírito de serviço, responsabilidade, amizade podem ver-se empobrecidos quando não há diálogo interior com Deus e nem disposição para acolher os demais. Então, surge o egoísmo, o aborrecimento, o desalento e o negativismo que te fazem vulnerável e impedem seu crescimento interior como homem ou mulher.

A juventude de hoje, a tua juventude, se encontra exposta a uma série de acontecimentos que nem sempre vem precedidos por um fundo de verdade. Como as modas, o mito do corpo esbelto, a posição social, a televisão e a comunicação escrita. Por causa de tudo isso é preciso que o período da adolescência seja um tempo de conhecimento próprio ,para evitar cair nos complexos e inseguridades, pois só quem se conhece a si mesmo pode sustentar sem nenhum medo suas convicções e princípios.

Antes de ficar deprimido, levantar complexos ou ficar preso ao que dirão, lembra que a juventude é uma época para descobrir, programar, escolher, prever e assumir como algo próprio as primeiras decisões, que terão importância para seu futuro na dimensão estritamente pessoal de sua existência humana.

Querido jovem, é preciso começar uma relação profunda com Deus na pessoa de Jesus Cristo, a partir do momento que em você surgem os complexos,os medos,as dúvidas,o aborrecimento, e a explosão descontrolada das emoções. Este momento tão único de sua vida onde você procura ser você ou imitar os outros, assim como escolher ou obedecer, amar ou desagradar seus pais, tem que ser considerado também como uma busca que te leva a ter uma relação de amizade, encontro e conhecimento de Deus. Faz com que Jesus Cristo seja o valor fundamental, a rocha,a âncora e a raiz donde provem outros valores que você escolherá para governar sua vida e que te levarão a converter-se em uma grande pessoa, pois hoje mais do nunca o mundo necessita de jovens que não tenham medo do desafio de quererem que suas vidas sejam iluminadas e guiadas por Deus.

Lembra que escolher Deus para fazer parte do projeto de sua vida se trata de uma decisão que se refere a toda a sua vida. Isto quer dizer que toda a sua conduta, seu ânimo, sua entrega ao próximo e sua razão de ser no mundo deverá ser governada seguindo as leis que o mesmo Jesus Cristo desejou na sua passagem pela terra. Isto implica em conhecer sua fé católica e compreender que a cruz e o que com ela vem são valores fundamentais para sua aprendizagem, crescimento e progresso na vida terrena. Amar a seu próximo como a si mesmo necessita de sua vivência de aceitação autêntica e amorosa na relação contigo mesmo, para que possa haver uma realidade com os outros.

A passagem da infância para a juventude não é fácil, pois é enfrentar a sua solidão pela primeira vez. Mas se nessa primeira vez Deus se fizer presente, desde o instante em que você descobre quem é você, te asseguro que a fase da adolescência não será uma época conflituosa, de depressão e complexos, mas sim aquela época em que você guardará para sempre no fundo do seu coração. Por que guardará lá no fundo do seu coração? Porque mostrará para você o que é fazer uso pela primeira vez da sua própria liberdade, de saber o que é viver com responsabilidade e crescer em sabedoria.

Nenhum comentário: