terça-feira, 18 de novembro de 2008

... A Busca de uma Amizade.

"O coração do amigo sabe a canção do seu coração"

Quando buscamos com sinceridade, explorar os pontos fortes que uma amizade pode gerar em nós, conseguimos ver florescer as melhores conquistas humanas. A amizade é muito mais do que sorrir, estar junto. Amizade é comunhão de coração!

Quando se trata de amizade, devemos valorizar a qualidade, e não a quantidade. Na amizade há uma predisposição recíproca em fazer o outro feliz e, muitas vezes, isso significa corrigi-lo. Se formos sábios não teremos medo de ter amigos com coragem e convicção para nos repreender quando for necessário, e sim, nos precaveremos daqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Ecle 7,5). Amigos verdadeiros não são interesseiros, são companheiros fiéis que ficam nos bons tempos e nos maus. A amizade verdadeira traz benefícios mútuos: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Prov 27,17).

É isso que acontece com o amigo, quando consegue penetrar com profundidade no coração do outro. Muitas vezes, ele não precisa dizer nada, somente com um olhar consegue desvendar o que se passa no interior do outro. Ele sabe cuidar do outro e fazê-lo crescer cada vez mais com as suas qualidades e misérias, permanecendo por perto até mesmo quando somente as lágrimas são capazes de dizer daquilo que se está vivendo e sentindo; muitas vezes, os sentimentos que nascem são partilhados mesmo sem palavras, pois o coração do amigo sabe a canção do seu coração e pode cantá-la quando você tiver esquecido a letra...

Quando criamos laços profundos de amizade, muitas vezes nos defrontamos com os nossos próprios limites na pessoa do nosso amigo, o que nos faz olhar para tudo aquilo que ainda precisa ser trabalhado e restaurado em nós. E essa é a beleza da amizade, pois ela constantemente nos leva a crescer, a dar cada vez mais de nós, a produzir bons frutos. Na verdadeira amizade só é capaz de se fazer moldável aquele que verdadeiramente conhece e ama!

Isso requer passar por cima dos nossos limites, das nossas vontades porque o nosso amigo precisa receber o que temos de melhor para dar. O amigo que se preocupa com o outro, sabe valorizar e aproveitar de cada pessoa, aquilo que ela tem de melhor em sua essência.

A amizade é um sentimento tão nobre quanto o amor... seu valor é imensurável e, não diferente dos outros, requer conquista... “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez a tua rosa tão importante”(Saint Exupéry).

Cabe a cada um de nós cultivar e cuidar desse tesouro chamado amizade, que o próprio Deus se encarregou de nos dar por acréscimo.

Nenhum comentário: